Proposta:
contribuir para um dos maiores desafios dos centros formadores de professores
desse tempo de transições de valores sociais típicos da atualidade que é
construir em seus futuros docentes uma postura crítica e de movimento empreendedor
para resolução das dificuldades apresentadas no universo escolar. Essa
perspectiva é de ruptura com a concepção de consumo de propostas prontas
externas à realidade vivenciada no seio da sala de aula e/ou na escola. A
escola em suas conjecturas, muitas vezes isolada das representações da
diversidade cultural, estranha valores que são trazidos por aqueles com os
quais lida, não os reconhece e pouco parte deles para construir os meios para
alcance de seus propósitos como espaço de ensino, a fim de atender anseios
sociais para que seus estudantes se vinculem à sociedade com o status de cidadãos. Sendo assim, é
preciso conhecer as culturas representadas pelos participantes da escola e
oferecer reconhecimento dos valores que estão impressos nessa compreensão. Ou
seja, o plano de trabalho que se propõe é de perspectiva êmica do contexto
escolar, alvo das atuações deste projeto para a construção de saberes que conduzam
as expressões culturais e de identidades para as propostas do ensino de língua
inglesa como instrumento para obter conhecimento, construir relações,
representar sua cultura num mundo interligado pelos meios de comunicação e de
informação que se utilizam de tecnologias – a linguagem, a principal – para
formação de sujeitos que se insiram nas demandas sociais atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário