Lançamento do subprojeto Letras Inglês - "A língua que nos une: diga quem é você e caminharemos juntos".
Slides do dia:
1º SEMESTRE DE 2014:
O curso de capacitação "A escola pública em foco: análises e procedimentos para o ensino de LE", iniciou dia 14/03/2014 como muito entusiasmo de todos. A programação consta do item "Início" do blog. Confira o tema de cada encontro.
MÓDULO 1
14/03/2014 – Módulo: A língua estrangeira na escola: questões
sobre o contexto
Prof. Edson de Siqueira Estarneck (UNIABEU)
Ações dos bolsistas: Leitura do texto ESTARNECK (2013)
MÓDULO 2
21/03/2014 – Módulo: Reflexões
sobre como atuar na escola: procedimentos de observação e de construção de
propostas
Prof. Edson de Siqueira Estarneck (UNIABEU)
Prof. Edson de Siqueira Estarneck (UNIABEU)
Ações dos bolsistas: Fichamento do texto (ESTARNECK, 2013. Seções 1, 2 e 3) apresentado por Luiz Carlos, Tatiana e Fábio (confira em 'Ações dos bolsistas' através das postagens individuais de nossos pibidianosna página 'Produção Textual')
MÓDULO 3
28/03/2014 – Módulo: A
perspectiva da Linguística Aplicada em prol dos projetos de ensino de inglês
Prof. Edson de Siqueira Estarneck (UNIABEU)
Ações dos bolsistas: Fichamento do texto (ESTARNECK, 2013. Seções: 4 e 5) apresentado por Samir, Paula Roberta e Raquel (confira em 'Ações dos bolsistas' através das postagens individuais de nossos pibidianos na página 'Produção Textual')
MÓDULO 4
04/04/2014 – Módulo: Pensando em atividades e projetos para escola pública
Profa. Lívia Alexandra Morais Silva Bastos (E. M. Vereador Américo dos Santos)
Ações dos bolsistas: Resumo da apresentação e do material oferecido pela palestrante registrados por todos os participantes (confira em 'Ações dos bolsistas' através das postagens individuais de nossos pibidianos na página 'Produção Textual')
MÓDULO 5
11/04/2014 – Módulo: O uso de blogs: pensando os meios e as
tecnologias para o registro de projetos de ensino
Profs.
Christiane
Mª Costa Carneiro Penha (UNIABEU) e Antônio Ricardo Penha
(CHP–PE)
Ações dos bolsistas: Tutorial de como fazer um blog com base no módulo e na experiência de construir esse ambiente de apresentação por todos os bolsistas discentes (confira em 'Ações dos bolsistas' através das postagens individuais de nossos pibidianos na página 'Produção Textual')
MÓDULO 6
25/04/2014 – Módulo: A identidade e os aspectos socioculturais
no ensino de língua inglesa
Prof. Edson de Siqueira Estarneck (UNIABEU)
Ações dos bolsistas: Resumo do texto base do módulo (Hall, 1992) por Bruna Raphaelle (cap. 1), Ingrid (cap. 2), Jéssica Santos (cap. 3), Maria da Glória (cap. 4), Jéssica Baptista (cap. 5) e Renata (cap. 6) (confira em 'Ações dos bolsistas' através das postagens individuais de nossos pibidianos na página 'Produção Textual')
2º SEMESTRE DE 2014
AGOSTO
Prof. Edson Estarneck (Letras)
Profa. Cláudia Fabiana (Coordenadora de área - Literatura)
Profa. Virna Catão (Coordenadora de área - Pedagogia)
NOVEMBRO
COMUNICAÇÃO
Maria da Glória
Seja bem vinda!!!!
CAPACITAÇÕES DOS BOLSISTAS
Nilópolis, 20 de março de 2015.
MÓDULO 1: "O papel do educador além dos conteúdos"
JUNHO
MÓDULO 7
16/05/2014 – Módulo: A
preparação de profissionais para o ensino público de língua estrangeira
Prof. Edson de Siqueira Estarneck (UNIABEU)
PRIMEIRO DIA DOS PIBIDIANOS UNIABEU NAS ESCOLAS PARCEIRAS
1º dia de Samir e Paula Roberta no fundo da sala de aula da E.M. Edson Santos. Véspera de feriado, poucos alunos, mas muita inspiração para futuros projetos - 24/04/2014.
Renata na sala dos professores (E.M.V.A.S) - 29/04/2014
Luiz Carlos, Fábio, Cristiana e a Profa. Selma (Supervisora) no pátio de trás da escola, ao lado da quadra esportiva (E.M.E.S) - 30/04/2014
Bruna Raphaelle com a Profa. Selma ao final da aula - 08/05/2014
REUNIÃO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE BELFORD ROXO
Gestora da U.E (Edson Santos), Diretora Pedagógica (SEMED - Belford Roxo), Supervisora Pibid/UNIABEU da U.E. (Edson Santos), Coordenador de área Letras-Inglês Pibid/UNIABEU - 09/05/2014
REUNIÃO DA SUPERVISÃO COM OS PIBIDIANO DA E. M. VEREADOR AMÉRICO DOS SANTOS
Reunião semanal (sexta-feira) da Profa. Lívia Alexandra com as bolsistas discentes Pibid/UNIABEU. Registro feito em 16/05/2014 (sala dos professores).
REUNIÃO COM A COORDENAÇÃO DE ÁREA
23/05/2014
30/05/2014
ESTREIA DO PIBID/UNIABEU NA E.M.VEREADOR AMÉRICO DOS SANTOS
05 de junho de 2014
Foi um sucesso o primeiro encontro! Os alunos da E.M.Vereador Américo dos Santos compareceram expressivamente. O projeto "A língua que nos une: diga quem é você e caminharemos juntos" lança seu primeiro trabalho desenvolvido pelos bolsistas na U. E. de Mesquita, intitulado Happy English. O projeto propõe encontros às terças e quintas, em horário de contra-turno, para atividade de apoio às aulas de inglês, promovendo atividades mais descontraídas e envolventes. Acompanhe as imagens que retomam os momentos do encontro: organizando os recursos, trabalhando as nacionalidades, aprendendo a música "We
Are One (Ole Ola)" (feat. Jennifer Lopez & Claudia Leitte) - Pitbull; assistindo ao clip da música no auditório e a fala da professora da turma sobre o projeto.
Obs.: As imagens apresentadas buscam a preservação da identificação dos participantes das escolas parceiras do projeto.
REUNIÃO COM A COORDENAÇÃO DE ÁREA
06.06.2014
13.06.2014
ESTREIA DO PIBID/UNIABEU NA E.M. EDSON SANTOS
25 de junho de 2014.
Muito entusiasmo no lançamento do trabalho Quem aprende mais de um idioma fica mais esperto pelo projeto "A língua que nos une: diga quem é você e caminharemos juntos" na Escola Municipal Edson Santos em Belford Roxo. A alegria foi a marca desse dia. Veja os preparativos, a abordagem e o carinho apresentado nesse trabalho. Abaixo estão as imagens e o vídeo que retomam algumas partes registradas no dia 25 de junho, na estreia do Pibid/UNIABEU em Belfor Roxo.
Obs,: As imagens apresentadas buscam a preservação da identificação dos participantes das escolas parceiras do projeto.
"É com muita alegria que podemos participar de um projeto que busca a valorização da formação docente com os objetivos que ele propõe para uma Educação mais qualificada e que pensa a escola pública com os valores que fazem significado para ela, porque partem de dentro dela para a construir melhor. Parabéns a todos os bolsistas do Pibid/UNIABEU". Edson Estarneck.
2º SEMESTRE DE 2014
AGOSTO
REUNIÃO SEMANAL COM A COORDENAÇÃO DE ÁREA:
Entrega das camisetas
Maria da Glória, Samir, Renata, Raquel, Luciano, Jéssica Baptista, Ingrid e Jéssica Equey
REUNIÃO GERAL DO PROJETO PIBID
(02/08/2014)
Despedida do Prof. Edson de Siqueira Estarneck como coordenador de área (no centro) e admissão da Profa. Cristiane de Moraes Salvino (à esquerda). À direita, a Profa. Lívia supervisora da E. M. Vereador Américo dos Santos
Profa. Shirley Carreira (Pró-Reitora Acadêmica) e Profa. Andréa Santos (Gestora do Campus 1)
Prof. Edson Estarneck (Letras)
Profa. Cláudia Fabiana (Coordenadora de área - Literatura)
Profa. Virna Catão (Coordenadora de área - Pedagogia)
A professora supervisora Lívia da E. M. Vereador Américo dos Santos e suas colaboradoras:
as bolsistas Raquel, Maria da Glória, Jéssica Equey, Jéssica Baptista, Renata e Ingrid
Coordenador querido!
Prof. Anderson Brandão, novo coordenação institucional do Pibid, a profa. Shirley Carreira, Pró-reitora Acadêmica e os alunos Luiz Carlos e Cristiana
SETEMBRO
PRIMEIRA VISITA À E.M. AMÉRICO DOS SANTOS
No dia 05/09/ 2014 A coordenadora de área, Profa. Cristiane de Moraes, visitou a escola Américo dos Santos e pode observar um pouco do belo trabalho que essas mulheres desenvolvem!!! Parabéns, meninas!!!
No dia 05/09/ 2014 A coordenadora de área, Profa. Cristiane de Moraes, visitou a escola Américo dos Santos e pode observar um pouco do belo trabalho que essas mulheres desenvolvem!!! Parabéns, meninas!!!
No mesmo dia, a coordenadora e os pibidianos receberam, na sala 108, os novos bolsistas: Anna Carolina, Diogo e Amanda!!
E também Luciano (agachado) e Dalziza (a terceira pessoa da esquerda para a direita) !!
Sejam muito bem-vindos!!!
OUTUBRO
VISITA DA COORDENAÇÃO DE ÁREA À E.M. EDSON SANTOS (Belford Roxo)
Biblioteca da Edson Santos, local de reunião da coordenação de área com a supervisora do projeto Letras-Inglês PIBID/UNIABEU
Pausa para um "self"
Momento de grandes trocas de experiências!
NOVEMBRO
PIBIDIANOS NA IX SEMANA DE LETRAS DO UNIABEU (11 DE NOVEMBRO / 2014)
No dia 11 de novembro, terça-feira, as bolsistas da E. M. Américo dos Santos apresentaram seu primeiro trabalho acadêmico de divulgação do projeto Happy English. Foi muito bom!!
O evento, intitulado IX Semana de Letras - Estudos Linguísticos e Literários: Pontes Dialógicas, aconteceu no Campus 2 do UNIABEU - Centro Universitário.
O título da mesa coordenada foi "Os desafios e encantos de se ensinar língua estrangeira em escolas públicas populares - Pibid / Uniabeu em foco".
Profa. Cristiane de Moraes (Coord. de área) e Profa. Lívia (Superv. da E.M.V.A.S.)
Apresentação da equipe
Fala de abertura da Coord. de área, Profa. Cristiane de Moraes
Apresentação dos bolsistas
Ingrid
Ingrid
Maria da Glória
Renata
Amanda e Jéssica Santos
Parabéns, equipe!!
I Seminário Institucional PIBID / UNIABEU
No dia 29 de novembro de 2014 realizou-se o primeiro evento do Pibid no UNIABEU - Centro Universitário. Estiveram presentes todas as coordenações de área do projeto, a Pró-Reitora Acadêmica, Profa. Shirley Carreira, os pibidianos, alguns supervisores,o professor Edson de Siqueira Estarneck e a coordenadora do curso de Letras, Profa. Cátia Barboza.
O Coordenador Institucional, Prof. Anderson Brandão, fez a abertura do evento.
Profa. Sara Fazollo, Coordenadora Institucional do PIBID / UFRRJ, palestrou sobre a importância do Pibid na formação de professores
Às 10:00 deu-se início às mesas redondas simultâneas por área.
MESA REDONDA: "O ensino de inglês em escolas públicas populares - dilema ou aprendizado para o futuro professor?
Profa. Cristiane de Moraes Salvino
Profa. Lívia Morais
Prof. Edson Estarneck
Profa. Cristiane de Moraes Salvino
Profa. Lívia Morais
Prof. Edson Estarneck
Às 11 h iniciaram-se as apresentação de Comunicações,Oficinas e Pôsters. E a participação dos bolsistas de Letras / Inglês foi um sucesso!!!
COMUNICAÇÃO
"Quem fala inglês fica mais esperto - o fim da maldição do verbo to be"
Cristiana traçando um paralelo entre a escola, as aulas de observação e o trabalho desenvolvido por sua equipe
Fábio focando nas falhas e nos sucessos do projeto
Diogo e a questão da motivação
SESSÃO DE PÔSTERS
1- "Happy English" - uma questão de identidade cultural
Jéssica Baptista apresentando o projeto desenvolvido por ela e seu grupo
Ingrid e Amanda
Jéssica Santos
2- "Happy Hour" - inovando no ensino de inglês em escola pública
Samir
OFICINA
"Por uma proposta de reforço escolar em língua inglesa como forma de promoção da identidade cultural de alunos inseridos no contexto da Baixada Fluminense"
Raquel
Renata
1º SEMESTRE DE 2015
FEVEREIRO
FEVEREIRO
No dia 06 de fevereiro a Coordenadora de área, profa. Cristiane de Moraes, e seus bolsistas compartilharam mais uma vez as expectativas para o novo período de trabalho. Dentre os assuntos em pauta estavam:
1. Escolha do bolsista representante por “projeto” de
contraturno – motivo: será o responsável pela organização e entrega das tarefas
realizadas pelo grupo. Por exemplo, a dos materiais didáticos, que deverão ser
entregues mensalmente.
2. Padronização de um “diário de classe” de cada grupo assistido no contraturno a ser entregue ao
supervisor ao final de cada mês.
3. - Elaboração de
murais nas escolas parceiras – bimestralmente ou a critério do bolsista supervisor.
Ex.: alunos destaque; datas festivas que tenham ligação entre a cultura inglesa
e a brasileira. Na verdade, o primeiro mural tem de ser um estímulo aos alunos
para que façam uma ligação entre a sala de aula
e as vivências reais da vida cotidiana. Por exemplo, palavras do dia a dia: CD, rack, skate,
e-mail, Jet ski, bike, Office boy etc.
UM EXCELENTE ANO A TODOS!!!!
MARÇO
Jamily Pereira Martins, estudante do 6º período de Letras do UNIABEU.
CAPACITAÇÕES DOS BOLSISTAS
Nilópolis, 20 de março de 2015.
MÓDULO 1: "O papel do educador além dos conteúdos"
Profa. Lívia, supervisora da E. M. V. Américo dos Santos
Nilópolis, 27 de março de 2015.
MÓDULO 2: " Bullying - mentes perigosas nas escolas"
*Confira fotos da apresentação no blog de Jamily Pereira Martins.
Profa. Cristiane de Moraes, coordenadora de área do subprojeto
ABRIL
Nilópolis, 27 de abril de 2015.
1a. Reunião com a nova supervisora, Caroline Domingues, da E. M. Governador Roberto Silveira, na Sala de Professores
Nilópolis, 30 de abril de 2015.
CONTRATAÇÃO DE NOVAS BOLSISTAS
Thaís Gomes Fernandes Lindote
Fernanda Soares dos Santos de Barros
Graziele de Oliveira Paiva
MAIO
Várias atividades foram realizadas pelos bolsistas, coordenação de área PIBID/Inglês e supervisão da E. M. Vereador Américo dos Santos neste mês. A primeira delas foi o reinício dos trabalhos de contraturno na escola Américo dos Santos nos dias 12 e 14. As fotos podem ser vistas, em breve, no blog da profa. Lívia.
Na semana seguinte, mais precisamente no dia 22, a bolsista Amanda e sua supervisora, a professora Lívia, apresentaram a oficina Music and Learning no evento "English in Use", promovido pela coordenação pedagógica do curso de Letras do Centro Universitário UNIABEU, no Campus II (Nilópolis). Foi um tremendo sucesso!!!
Estiveram presentes, além de nossos bolsistas discentes, convidados externos e alunos do curso de Letras / Inglês do UNIABEU. Veja:
No dia 29, bolsistas, a coordenadora de área PIBID/Inglês, professora Cristiane, e a supervisora da Américo dos Santos, a professora Lívia, participaram de uma palestra com a professora Márcia do curso ALL Idiomas com a finalidade de aprimorar seus conhecimentos na língua inglesa.
JUNHO
Neste mês, um outro evento ocorreu no Campus II do Centro Universitário UNIABEU, intitulado "Encontro de Educadores", e mais uma vez contou com a presença de nossos bolsistas . Além deste evento, um outro acontecimento deixou sua marca: a inauguração dos trabalhos de contraturno na E. M. Governador Roberto Silveira.
Com relação ao evento acadêmico, Thaís, Vâniti e Fernanda apresentaram a palestra "Bullying - como saber identificar" e sentiram-se muito felizes pela estreia.
Quanto a inauguração dos trabalhos no contraturno, que aconteceram nos dias 08 e 10. Confira, em breve, o blog da professora Caroline. Foi um sucesso!!!
JULHO
Nos dias 01/07 e 09/07 a coordenadora de área visitou as aulas dos contraturnos das duas escolas.
SAMIR E JAMILY, na E.M. Governador Roberto Silveira
INGRID, VÂNITI E AMANDA, na E. M. Vereador Américo dos Santos
2º SEMESTRE DE 2015:
Capacitação de Mesquita (24 de agosto):
A profa. Cristiane apresentou uma palestra sobre a relação do PIBID e o subprojeto que desenvolve no Uniabeu - Centro Universitário. A profa. Lívia mostrou o trabalho que desenvolve com seus alunos e falou da importância do Pibid na vida de seus alunos e de todos os envolvidos. E a profa. Caroline, supervisora da Roberto Silveira, pediu a palavra durante o evento para, dentre outros assuntos, externar sua satisfação em fazer parte de um projeto tão promissor para a carreira de quem decide ser professor.
Novos bolsistas:
ÀTILA
ALINE
REJANE
THALES
Sejam bem vindos!!!
"ENGLISH IN USE" - parte 1
Título do trabalho: " Music and Learning II"
Data da apresentação: 23 de outubro de 2015
Local: Campus II do UNIABEU - Centro Universitário
Palestrantes: Lívia Morais e Raquel Miranda
Resumo da apresentação: Music and Learning II is a prolongation of Music and
Learning I. First, we are going to
present the overall ideas underlying our practice with music in English as a second language (ESL) classes.
Then, the main objective of this presentation will be the outcomes of our
practice in class; that is, the students themselves showing their production,
singing, performing or reciting songs in English. Finally,
our presentation will be a rich example of how music can be an important tool
to teach English, to discuss about multiculturalism and to deal with other interdisciplinary
issues in a fun and enjoyable way for students.
"ENGLISH IN USE" - parte 2
Título do trabalho: " O lúdico e o ensino das quatro habilidades no
segundo segmento do Ensino Fundamental de escolas públicas populares"
Data da apresentação: 30 de outubro de 2015
Local: Campus II do UNIABEU - Centro Universitário
Palestrantes: Thaís e Elaine
Resumo da apresentação: O ensino de qualquer língua estrangeira
por meio de atividades lúdicas estimula a aquisição do aprendizado de forma
prazerosa, tornando-a eficaz, pois desenvolve os conhecimentos trabalhados em
sala e cria um ambiente favorável para explorar as dificuldades dos aprendizes
e melhorar o desempenho deles.O objetivo desta oficina é abordar a utilização
de atividades lúdicas em escolas públicas do segundo segmento do Ensino
Fundamental, como uma forma de estimular o
desejo pela aprendizagem de uma língua inglesa e desenvolver as quatro
habilidades. Para tal, apresentaremos recursos lúdicos utilizados por
professores para auxiliar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos
alunos, através de formas dinâmicas e interativas para contextualizar os
conteúdos, explorar e desenvolver as habilidades linguísticas.
2016
Happy English - projeto das atividades
Projeto De
Iniciação À Docência na
E. M. Vereador Américo dos Santos - Mesquita
Happy
English 2016
Por
Aline Bittencourt Honorato
da Silva
Amanda Tatiane Dias Silva
Souza
Átila França de Campos
Fernanda Soares dos Santos
de Barros
Jamily Pereira Martins
Raquel Miranda Joaquim
Soares
Rejane Farias Monteiro
Thaís Gomes Fernandes
Lindote
Vâniti de Freitas Fernandes
Cruz
Supervisora: Lívia Alexandra de Morais Bastos
Mesquita/2016
Objetivo
O
projeto de área Letras Inglês, A língua
que nos une: diga quem é você e caminharemos juntos, é apresentado na UE
parceira como a série de atividades semanais intituladas Happy English, que tem como principal objetivo levar reforço
escolar aos alunos da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos das turmas
do 6° ao 9º ano em relação à disciplina de Língua Inglesa.
O
objetivo é compreender a realidade da comunidade estudantil no seu aspecto
sociocultural e ajudar os alunos da U.E. a melhor compreender os assuntos
abordados pela professora na sala de aula; fazendo-os a compreender os valores
que podem contribuir para a sua formação cidadã, além de auxiliá-los para que
consigam ter bom desempenho nas atividades direcionadas para o lar e para a
aula. Propõe-se assim tentar desenvolver a autonomia; despertar o interesse
pela língua, crendo que a partir do momento em que fizerem parte do grupo de
reforço sintam-se mais à vontade com a disciplina e capazes de desenvolver-se
nas aulas desta, podendo assim, ao fim do ano letivo, fazer diminuta a
quantidade de médias insuficientes.
Além
da abordagem da Língua Inglesa, pretendemos trabalhar temas interdisciplinares
como bullying, multiculturalismo e a
autoestima dos estudantes, a fim de ampliar neles o conhecimento de mundo, a visão
ética da convivência social e sua capacidade de se autoavaliar e solucionar
questões interpessoais.
Justificativa
No período de observação das aulas,
notamos que parte dos alunos tem dificuldade de aceitar a língua inglesa; por
vezes ficam dispersos nas aulas e não têm a preocupação de realizar as
atividades.
Notamos
também que grande parte desse desinteresse se dá ao fato de terem dificuldade
na disciplina, uma dificuldade existencial ou uma dificuldade criada por eles
mesmos, pois, diziam não saber, mas, no momento em que chegávamos para auxiliá-los
nas aulas ou quando a professora perguntava, eram capazes de responder; isso
mostra a insegurança, que procuraremos trabalhar com eles.
Parte
dos alunos recém-chegados ao projeto apresenta grande dificuldade em aprender
ou são completamente tímidos para participar das aulas, então se notou a
necessidade de dar-lhes uma atenção particular. Esse mesmo problema foi
detectado nos alunos que integraram as aulas de reforço em 2014 e 2015, porém, os
alunos que continuam sendo assistidos pelo Pibid, têm apresentado uma melhora
significativa em suas posturas nas aulas, em relação à autonomia, aprendizagem
e a resistência ao estudo de Língua Inglesa.
Desenvolvimento
O projeto de
reforço escolar Happy Emglish será desenvolvido dentro da própria escola (E. M.
Vereador Américo dos Santos) e contará com aulas e atividades confeccionadas
pelos bolsistas discentes de iniciação à docência, que trabalharão o conteúdo
apresentado em sala de aula pela professora supervisora.
A professora direcionará para o
reforço principalmente os alunos com baixo desempenho nas aulas e avaliações e
os participantes do Happy English frequentarão as aulas de reforço no contra
turno. O contra turno é o período compreendido entre 11:00h – 12:40h, em que
participarão no máximo 15 alunos de cada turma e cada bolsista atuará com essas
turmas em salas diferentes. Nos encontros será utilizado o material produzido e
atividades lúdicas produzidas pelos bolsistas após a observação das aulas e sob
a orientação da professora. Para que se mantenha o controle de desenvolvimento
dos alunos, a professora nos apresentará o programa de conteúdo dos alunos e
fará uma apreciação de todas as atividades confeccionadas pelos bolsistas que
farão relatórios escritos sobre a turma que lecionam, onde tratará do
desempenho de cada turma acompanhada e da frequência da mesma.
As aulas lecionadas
pelos futuros docentes têm como proposta de abordagem uma metodologia a mais
dinâmica possível, proporcionando uma interação com colegas de classe, com as bolsistas
e com a própria disciplina.
Ao final do
período letivo, os bolsistas participarão da preparação do Projeto de Língua
Inglesa feito pela professora supervisora, no qual os alunos cantarão ou
dançarão músicas em inglês, devidamente explicadas e interpretadas com o
auxílio da professora e dos bolsistas.
Recursos
Contamos com
o uso das salas de aula, do quadro e em alguns encontros, utilizaremos o
auditório, o data show do auditório, o computador pessoal e caixas de som do
auditório. Além de xerox, pilotos de quadro branco, apagador, lápis preto,
caneta, cartolinas, canetinhas, lápis de cor, cola, tesoura, apontador e
borracha.
Desafios e experiências
vividas
No PIBID,
deparamo-nos com algumas situações que nos fizeram perceber quão árdua é nossa
tarefa não somente em salas de aula. Por exemplo, a infraestrutura e falta de
materiais são obstáculos do trabalho escolar e da realização de nossas
atividades no PIBID, além de considerar situações externas à escola que também
se colocam de encontro ao que realizamos..
E, sem dúvidas,
ter problemas com falta de cópia de materiais impressos, papéis, canetas de
quadro, e tudo mais que, por falta de verbas, principalmente neste ano, tinham
de sair das colaborações dos próprios bolsistas, fez de todo o trabalho um
grande desafio e de todos nós uma grande equipe, pois estamos sempre ajudando
uns aos outros nesse quesito.
Nesse contexto, percebemos que, como professores,
precisamos estar sempre preparados para enfrentar muitas barreiras que tornarão
mais difícil a execução das atividades em sala, é preciso sempre ter um plano
reserva, para caso algo não dê certo.
Muitas vezes chegamos com animação e garra de fazer uma
atividade diferenciada e prazerosa para estimular o interesse dos alunos pelo
aprendizado e, quando vamos ver a possibilidade de realizar essa atividade, não
há como concretizá-la em tudo para a qual foi preparada, pois recursos básicos
como os citados acima, não se encontram mais disponíveis no custeio do projeto.
Nesse ponto, o trabalho em grupo e o uso de atividades
lúdicas tem sido um grande diferencial para a realização e bom rendimento do
nosso projeto. O envolvimento de todos, a participação e a cooperação para
realização das atividades tornam o trabalho mais fácil, pois cada um fazendo
sua parte e todos se ajudando tudo se torna mais simples. Em relação ao uso das
atividades lúdicas tivemos uma experiência incrível observando a importância e
o quão relevante são, tanto por despertar o interesse dos alunos da U.E.
parceira, levando-os a se esforçarem e aprenderem mais, quanto também pela
questão da versatilidade de poder adaptar os recursos a serem utilizados.
Ao descrever e relatar os desafios e dificuldades vividos
por pibidianos na E.M. Vereador Américo dos Santos, também podemos destacar o
difícil acesso ao local. Por motivos de obras na localidade em que a escola
está situada, são comuns engarrafamentos naquela região, dificultando o acesso
à escola. As intermináveis obras feitas pela prefeitura impossibilitam a
passagem dos ônibus, que transitam em horários totalmente desregulados. Outro
fator é a infraestrutura da escola que vez por outra cria diversos problemas
não só ao projeto, mas no funcionamento das atividades do dia a dia da U.E, que
são contornados sempre com a boa vontade de todos que trabalham lá. Contudo,
seguimos na certeza de que a experiência de estarmos juntos e de acreditar no
potencial humano no seu aspecto criativo e versátil tem feito dos bolsistas
deste projeto muito mais capazes e preparados para as necessidades desse
contexto escolar que depende de profissionais capacitados para atuar em
benefício da educação pública.
Cronograma
O projeto inicia
na escola parceira em março, seguirá até o recesso das Olimpíadas (com
realização em agosto) e pretende seguir até a primeira semana de dezembro, segundo
o calendário escolar.
Bibliografia
CANEN, Ana. Currículo
para o desafio à xenofobia: algumas reflexões multiculturais na educação.
Revista Conhecimento e Diversidade, Niterói, n. 11, p. 89-98, jan/jun 2014.
CHIN, Elizabeth Young. Keep in mind: 6o. Ano: língua
estrangeira moderna: inglês / Elizabeth Young Ching, Maria Lucia Zaorob. –
São Paulo: Scipione, 2009. (Keep in
mind). Inclui CD.
CHIN, Elizabeth Young. Keep in
mind: 7o. Ano: língua
estrangeira moderna: inglês / Elizabeth Young Ching, Maria Lucia Zaorob. – São
Paulo: Scipione, 2009. (Keep in mind). Inclui CD.
LIGHTBOWN, Pasty
M. SPADA, Nina. How languages are learned. Oxford University
Press, 1996.
NICOLAIDES, C.; TILIO, R. O
material didático na promoção da aprendizagem autônoma de línguas por meio do
letramento crítico. IN: SZUNDY, P.
et. al. (Orgs.) Linguística Aplicada e
sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes, 2011, p. 175- 196.
PIAGET,
Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho,
imitação e representação. Rio de Janeiro: LTC, 1990
PIAZZI,
Pierluigi. Estimulando a Inteligência.
1. ed. -- São Paulo : Aleph, 2008.
VYGOTSKY,
L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989
REUNIÕES DE 2016.1
18.03.2016
01.04.2016
08.04.2016
29.04.2016
06.05.2016
13.05.2016
03.06.2016
10.06.2016
EXPOSIÇÃO DE ATIVIDADES DO 1° SEMESTRE DE 2016 NA E.M. AMÉRICO DOS SANTOS
ENCERRAMENTO DE 2016.1 NA E.M.AMÉRICO DOS SANTOS
12.07.2016
14.07.2016
REUNIÕES DE 2016.2
29.07.2016
24.08.2016
31.08.2016
14.09.2016
IMAGEM PERDIDA
21.09.2016
05.10.2016
19.10.2016
09.11.2016
16.11.2016
23.11.2016
Reunião de encerramento do Semestre
07.12.2016
Parabéns, Edson! Muito bom!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdorei! Muito bom!
ResponderExcluir