Atividades

Este é o espaço em que publicaremos as nossas atividades.

Lançamento do subprojeto Letras Inglês - "A língua que nos une: diga quem é você e caminharemos juntos".
Slides do dia:







1º SEMESTRE DE 2014:












O curso de capacitação "A escola pública em foco: análises e procedimentos para o ensino de LE", iniciou dia 14/03/2014 como muito entusiasmo de todos. A programação consta do item "Início" do blog. Confira o tema de cada encontro.


                                                       MÓDULO 1

14/03/2014 – Módulo: A língua estrangeira na escola: questões sobre o contexto
 Prof. Edson de Siqueira Estarneck (UNIABEU)
Ações dos bolsistas: Leitura do texto ESTARNECK (2013)



                                                        MÓDULO 2
21/03/2014 – Módulo: Reflexões sobre como atuar na escola: procedimentos de observação e de construção de propostas
Prof. Edson de Siqueira Estarneck (UNIABEU)


Ações dos bolsistas: Fichamento do texto (ESTARNECK, 2013. Seções 1, 2 e 3) apresentado por Luiz Carlos, Tatiana e Fábio (confira em 'Ações dos bolsistas' através das postagens individuais de nossos pibidianosna página 'Produção Textual')


MÓDULO 3

28/03/2014 – Módulo: A perspectiva da Linguística Aplicada em prol dos projetos de ensino de inglês
Prof. Edson de Siqueira Estarneck (UNIABEU)


Ações dos bolsistasFichamento do texto (ESTARNECK, 2013. Seções: 4 e 5) apresentado por Samir, Paula Roberta e Raquel (confira em 'Ações dos bolsistas' através das postagens individuais de nossos pibidianos na página 'Produção Textual')


MÓDULO 4
04/04/2014 – Módulo: Pensando em atividades e projetos para escola pública
Profa. Lívia Alexandra Morais Silva Bastos (E. M. Vereador Américo dos Santos)

Ações dos bolsistasResumo da apresentação e do material oferecido pela palestrante registrados por todos os participantes (confira em 'Ações dos bolsistas' através das postagens individuais de nossos pibidianos na página 'Produção Textual')





MÓDULO 5

11/04/2014 – Módulo: O uso de blogs: pensando os meios e as tecnologias para o registro de projetos de ensino
Profs. Christiane Mª Costa Carneiro Penha (UNIABEU) e Antônio Ricardo Penha (CHP–PE)


Ações dos bolsistasTutorial de como fazer um blog com base no módulo e na experiência de construir esse ambiente de apresentação por todos os bolsistas discentes (confira em 'Ações dos bolsistas' através das postagens individuais de nossos pibidianos na página 'Produção Textual')





MÓDULO 6
25/04/2014 – Módulo: A identidade e os aspectos socioculturais no ensino de língua inglesa
Prof. Edson de Siqueira Estarneck (UNIABEU)


Ações dos bolsistasResumo do texto base do módulo (Hall, 1992) por Bruna Raphaelle (cap. 1), Ingrid (cap. 2), Jéssica Santos (cap. 3), Maria da Glória (cap. 4), Jéssica Baptista (cap. 5) e Renata (cap. 6) (confira em 'Ações dos bolsistas' através das postagens individuais de nossos pibidianos na página 'Produção Textual')



MÓDULO 7
16/05/2014 – Módulo: A preparação de profissionais para o ensino público de língua estrangeira
Prof. Edson de Siqueira Estarneck (UNIABEU)



PRIMEIRO DIA DOS PIBIDIANOS UNIABEU NAS ESCOLAS PARCEIRAS


1º dia de Samir e Paula Roberta no fundo da sala de aula da E.M. Edson Santos. Véspera de feriado, poucos alunos, mas muita inspiração para futuros projetos - 24/04/2014.


Renata na sala dos professores (E.M.V.A.S) -  29/04/2014

Luiz Carlos, Fábio, Cristiana e a Profa. Selma (Supervisora) no pátio de trás da escola, ao lado da quadra esportiva (E.M.E.S) - 30/04/2014

Bruna Raphaelle com a Profa. Selma ao final da aula - 08/05/2014



REUNIÃO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE BELFORD ROXO
Gestora da U.E (Edson Santos), Diretora Pedagógica (SEMED - Belford Roxo), Supervisora Pibid/UNIABEU da U.E. (Edson Santos), Coordenador de área Letras-Inglês Pibid/UNIABEU - 09/05/2014


REUNIÃO DA SUPERVISÃO COM OS PIBIDIANO DA E. M. VEREADOR AMÉRICO DOS SANTOS
Reunião semanal (sexta-feira) da Profa. Lívia Alexandra com as bolsistas discentes Pibid/UNIABEU. Registro feito em 16/05/2014 (sala dos professores). 

REUNIÃO COM A COORDENAÇÃO DE ÁREA 
23/05/2014
 
30/05/2014

ESTREIA DO PIBID/UNIABEU NA E.M.VEREADOR AMÉRICO DOS SANTOS
05 de junho de 2014
Foi um sucesso o primeiro encontro! Os alunos da E.M.Vereador Américo dos Santos compareceram expressivamente. O projeto "A língua que nos une: diga quem é você e caminharemos juntos" lança seu primeiro trabalho desenvolvido pelos bolsistas na U. E. de Mesquita, intitulado Happy English. O projeto propõe encontros às terças e quintas, em horário de contra-turno, para atividade de apoio às aulas de inglês, promovendo atividades mais descontraídas e envolventes. Acompanhe as imagens que retomam os momentos do encontro: organizando os recursos, trabalhando as nacionalidades, aprendendo a música "We Are One (Ole Ola)" (feat. Jennifer Lopez & Claudia Leitte) - Pitbull; assistindo ao clip da música no auditório e a fala da professora da turma sobre o projeto. 

Obs.: As imagens apresentadas buscam a preservação da identificação dos participantes das escolas parceiras do projeto.








REUNIÃO COM A COORDENAÇÃO DE ÁREA
06.06.2014

13.06.2014


ESTREIA DO PIBID/UNIABEU NA E.M. EDSON SANTOS
25 de junho de 2014.
Muito entusiasmo no lançamento do trabalho Quem aprende mais de um idioma fica mais esperto pelo projeto "A língua que nos une: diga quem é você e caminharemos juntos" na Escola Municipal Edson Santos em Belford Roxo. A alegria foi a marca desse dia. Veja os preparativos, a abordagem e o carinho apresentado  nesse trabalho. Abaixo estão as imagens e o vídeo que retomam algumas partes registradas no dia 25 de junho, na estreia do Pibid/UNIABEU em Belfor Roxo.

Obs,: As imagens apresentadas buscam a preservação da identificação dos participantes das escolas parceiras do projeto.



   

"É com muita alegria que podemos participar de um projeto que busca a valorização da formação docente com os objetivos que ele propõe para uma Educação mais qualificada e que pensa a escola pública com os valores que fazem significado para ela, porque partem de dentro dela para a construir melhor. Parabéns a todos os bolsistas do Pibid/UNIABEU". Edson Estarneck.



2º SEMESTRE DE 2014

AGOSTO


REUNIÃO SEMANAL COM A COORDENAÇÃO DE ÁREA:
Entrega das camisetas


Maria da Glória, Samir, Renata, Raquel, Luciano, Jéssica Baptista, Ingrid e Jéssica Equey







REUNIÃO GERAL DO PROJETO PIBID 
(02/08/2014)





Despedida do Prof. Edson de Siqueira Estarneck como coordenador de área (no centro) e admissão da Profa. Cristiane de Moraes Salvino (à esquerda). À direita, a Profa. Lívia supervisora da E. M.  Vereador Américo dos Santos  


Profa. Shirley Carreira (Pró-Reitora Acadêmica) e Profa. Andréa Santos (Gestora do Campus 1)
    

Prof. Edson Estarneck (Letras)


Profa. Cláudia Fabiana (Coordenadora de área  - Literatura)


Profa. Virna Catão (Coordenadora de área - Pedagogia)




A professora supervisora Lívia da E. M.  Vereador Américo dos Santos e suas colaboradoras:
as bolsistas Raquel, Maria da Glória, Jéssica Equey, Jéssica Baptista, Renata e Ingrid


Coordenador querido!


Prof. Anderson Brandão, novo  coordenação institucional do Pibid, a profa. Shirley Carreira, Pró-reitora Acadêmica e os alunos Luiz Carlos e Cristiana




SETEMBRO

PRIMEIRA VISITA À E.M. AMÉRICO DOS SANTOS

No dia 05/09/ 2014  A coordenadora de área, Profa. Cristiane de Moraes, visitou a escola Américo dos Santos e pode observar um pouco do belo trabalho que essas mulheres desenvolvem!!! Parabéns, meninas!!!



No mesmo dia, a coordenadora e os pibidianos receberam, na sala 108, os novos bolsistas: Anna Carolina, Diogo e Amanda!!


 E também Luciano (agachado) e Dalziza (a terceira pessoa da esquerda para a direita) !!
Sejam muito bem-vindos!!!




OUTUBRO



VISITA DA COORDENAÇÃO DE ÁREA À E.M. EDSON SANTOS (Belford Roxo)






Biblioteca da Edson Santos, local de reunião da coordenação de área com a supervisora do projeto Letras-Inglês PIBID/UNIABEU


 Pausa para um "self"

Momento de grandes trocas de experiências!



NOVEMBRO

PIBIDIANOS NA IX SEMANA DE LETRAS DO UNIABEU (11 DE NOVEMBRO / 2014)


No dia 11 de novembro, terça-feira, as bolsistas da E. M. Américo dos Santos apresentaram seu primeiro trabalho acadêmico de divulgação do projeto Happy English. Foi muito bom!!

O evento, intitulado IX Semana de Letras - Estudos Linguísticos e Literários: Pontes Dialógicas, aconteceu no Campus 2 do UNIABEU - Centro Universitário.

O título da mesa coordenada foi "Os desafios e encantos de se ensinar língua estrangeira em escolas públicas populares - Pibid / Uniabeu em foco".


Profa. Cristiane de Moraes (Coord. de área) e Profa. Lívia (Superv. da E.M.V.A.S.)


Apresentação da equipe


Fala de abertura da Coord. de área, Profa. Cristiane de Moraes




 Apresentação dos bolsistas
Ingrid 


 Maria da Glória


 Renata




 Amanda e Jéssica Santos


Parabéns, equipe!!






I Seminário Institucional PIBID / UNIABEU



No dia 29 de novembro de 2014 realizou-se o primeiro evento do Pibid no UNIABEU - Centro Universitário. Estiveram presentes todas as coordenações de área do projeto, a Pró-Reitora Acadêmica, Profa. Shirley Carreira, os pibidianos, alguns supervisores,o professor Edson de Siqueira Estarneck e a coordenadora do curso de Letras, Profa. Cátia Barboza.


O Coordenador Institucional, Prof. Anderson Brandão, fez a abertura do evento.




  Profa. Sara Fazollo, Coordenadora Institucional do PIBID / UFRRJ, palestrou sobre a importância do Pibid na formação de professores




Às 10:00 deu-se início às mesas redondas simultâneas por área. 


MESA REDONDA: "O ensino de inglês em escolas públicas populares - dilema ou aprendizado para o futuro professor?

Profa. Cristiane de Moraes Salvino
Profa. Lívia Morais
Prof. Edson Estarneck


Às 11 h iniciaram-se as apresentação de Comunicações,Oficinas e Pôsters. E a participação dos bolsistas de Letras / Inglês foi um sucesso!!!

COMUNICAÇÃO

 "Quem fala inglês fica mais esperto -  o fim da maldição do verbo to be"

Cristiana traçando um paralelo entre a escola, as aulas de observação e o trabalho desenvolvido por sua equipe


  Fábio focando nas falhas e nos sucessos do projeto


Diogo  e a questão da motivação


SESSÃO DE PÔSTERS

 1- "Happy English" - uma questão de identidade cultural


 Jéssica Baptista apresentando o projeto desenvolvido por ela e seu grupo 


 Ingrid e Amanda


  Jéssica Santos


2- "Happy Hour" - inovando no ensino de inglês em escola pública

Samir


OFICINA

"Por uma proposta de reforço escolar em língua inglesa como forma de promoção da identidade cultural de alunos inseridos no contexto da Baixada Fluminense"

Raquel



 Maria da Glória


 Renata









1º SEMESTRE DE 2015



FEVEREIRO

         No dia 06 de fevereiro a Coordenadora de área, profa. Cristiane de Moraes, e seus bolsistas compartilharam mais uma vez as expectativas  para o novo período de trabalho. Dentre os assuntos em pauta estavam:


1. Escolha do bolsista representante por “projeto” de contraturno – motivo: será o responsável pela organização e entrega das tarefas realizadas pelo grupo. Por exemplo, a dos materiais didáticos, que deverão ser entregues mensalmente.

2. Padronização de um “diário de classe” de cada grupo assistido no contraturno a ser entregue ao supervisor ao final de cada mês.

3. - Elaboração de murais nas escolas parceiras – bimestralmente ou a critério do bolsista supervisor. Ex.: alunos destaque; datas festivas que tenham ligação entre a cultura inglesa e a brasileira. Na verdade, o primeiro mural tem de ser um estímulo aos alunos para que façam uma ligação entre a sala de aula e as vivências reais da vida cotidiana. Por exemplo, palavras do dia a dia: CD, rack, skate, e-mail, Jet ski, bike, Office boy etc.


UM EXCELENTE ANO A TODOS!!!!



MARÇO

Jamily Pereira Martins, estudante do  6º período de Letras do UNIABEU.




Seja bem vinda!!!!


CAPACITAÇÕES DOS BOLSISTAS


Nilópolis, 20 de março de 2015.
MÓDULO 1:  "O papel do educador além dos conteúdos"



 Profa. Lívia, supervisora da E. M. V. Américo dos Santos



















Nilópolis, 27 de março de 2015.
MÓDULO 2:  " Bullying - mentes perigosas nas escolas"






*Confira fotos da apresentação no blog de Jamily Pereira Martins.



Profa. Cristiane de Moraes, coordenadora de área do subprojeto


ABRIL

Nilópolis, 27 de abril de 2015.

1a. Reunião com a nova supervisora, Caroline Domingues, da E. M. Governador Roberto Silveira, na Sala de Professores





Nilópolis, 30 de abril de 2015.

CONTRATAÇÃO DE NOVAS BOLSISTAS


Thaís Gomes Fernandes Lindote


Fernanda Soares dos Santos de Barros


Vâniti de Freitas Fernandes Cruz



 Graziele de Oliveira Paiva


MAIO


                    Várias atividades foram realizadas pelos bolsistas, coordenação de área PIBID/Inglês e supervisão da E. M. Vereador Américo dos Santos neste mês. A primeira delas foi o reinício dos trabalhos de contraturno na escola Américo dos Santos nos dias 12 e 14. As fotos podem ser vistas, em breve, no blog da profa. Lívia. 
                     Na semana seguinte, mais precisamente no dia 22, a bolsista Amanda e sua supervisora, a professora Lívia, apresentaram a oficina Music and Learning no evento "English in Use", promovido pela coordenação pedagógica do curso de Letras do Centro Universitário UNIABEU, no Campus II (Nilópolis). Foi um tremendo sucesso!!!
                       Estiveram presentes, além de nossos bolsistas discentes, convidados externos e alunos do curso de Letras / Inglês do UNIABEU. Veja:







                         No dia 29, bolsistas, a coordenadora de área PIBID/Inglês, professora Cristiane, e a supervisora da Américo dos Santos, a professora Lívia, participaram de uma palestra com a professora Márcia do curso ALL Idiomas com a finalidade de aprimorar seus conhecimentos na língua inglesa.





JUNHO

                         Neste mês, um outro evento ocorreu no Campus II do Centro Universitário UNIABEU, intitulado "Encontro de Educadores", e mais uma vez contou com a presença de nossos bolsistas .  Além deste evento, um outro acontecimento deixou sua marca:  a inauguração dos trabalhos de contraturno na E. M. Governador Roberto Silveira.
                           Com relação ao evento acadêmico, Thaís, Vâniti e Fernanda apresentaram a palestra "Bullying - como saber identificar" e sentiram-se muito felizes pela estreia.

                         Quanto a inauguração dos trabalhos no contraturno, que aconteceram nos dias 08 e 10. Confira, em breve, o blog da professora Caroline. Foi um sucesso!!!
JULHO


                            Nos dias   01/07 e   09/07  a coordenadora de área visitou as aulas dos contraturnos das duas escolas.

                                   SAMIR E JAMILY, na E.M. Governador Roberto Silveira 


INGRID, VÂNITI E AMANDA, na E. M. Vereador Américo dos Santos











2º SEMESTRE DE 2015:


Capacitação de Mesquita (24 de agosto):


     










          A profa. Cristiane apresentou uma palestra sobre a relação do PIBID e o subprojeto que desenvolve no Uniabeu - Centro Universitário. A profa. Lívia mostrou o trabalho que desenvolve com seus alunos e falou da importância do Pibid na vida de seus alunos e de todos os envolvidos. E a profa. Caroline, supervisora da Roberto Silveira, pediu a palavra durante o evento para, dentre outros assuntos, externar sua satisfação em fazer parte de um projeto tão promissor para a carreira de quem decide ser professor.

Novos bolsistas:

ÀTILA

 ALINE

 REJANE

 THALES

            Sejam bem vindos!!!


"ENGLISH IN USE" - parte 1
Título do trabalho: " Music and Learning II"
Data da apresentação: 23 de outubro de 2015
Local: Campus II do UNIABEU - Centro Universitário
Palestrantes: Lívia Morais e Raquel Miranda
Resumo da apresentação: Music and Learning II is a prolongation of Music and Learning I.  First, we are going to present the overall ideas underlying our practice with music in  English as a second language (ESL) classes. Then, the main objective of this presentation will be the outcomes of our practice in class; that is, the students themselves showing their production, singing, performing or reciting songs in English. Finally, our presentation will be a rich example of how music can be an important tool to teach English, to discuss about multiculturalism and to deal with other interdisciplinary issues in a fun and enjoyable way for students.










"ENGLISH IN USE" - parte 2
Título do trabalho: " O lúdico e o ensino das quatro habilidades no segundo segmento do Ensino Fundamental de escolas públicas populares"
Data da apresentação: 30 de outubro de 2015
Local: Campus II do UNIABEU - Centro Universitário
Palestrantes: Thaís e Elaine
Resumo da apresentação: O ensino de qualquer língua estrangeira por meio de atividades lúdicas estimula a aquisição do aprendizado de forma prazerosa, tornando-a eficaz, pois desenvolve os conhecimentos trabalhados em sala e cria um ambiente favorável para explorar as dificuldades dos aprendizes e melhorar o desempenho deles.O objetivo desta oficina é abordar a utilização de atividades lúdicas em escolas públicas do segundo segmento do Ensino Fundamental, como uma forma de estimular o desejo pela aprendizagem de uma língua inglesa e desenvolver as quatro habilidades. Para tal, apresentaremos recursos lúdicos utilizados por professores para auxiliar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, através de formas dinâmicas e interativas para contextualizar os conteúdos, explorar e desenvolver as habilidades linguísticas.










2016

Happy English - projeto das atividades






Projeto De Iniciação À Docência na
 E. M. Vereador Américo dos Santos  - Mesquita

Happy English 2016
Por
Aline Bittencourt Honorato da Silva
Amanda Tatiane Dias Silva Souza
Átila França de Campos
Fernanda Soares dos Santos de Barros
Jamily Pereira Martins
Raquel Miranda Joaquim Soares
Rejane Farias Monteiro
Thaís Gomes Fernandes Lindote
Vâniti de Freitas Fernandes Cruz
Supervisora: Lívia Alexandra de Morais Bastos




Mesquita/2016
Objetivo
O projeto de área Letras Inglês, A língua que nos une: diga quem é você e caminharemos juntos, é apresentado na UE parceira como a série de atividades semanais intituladas Happy English, que tem como principal objetivo levar reforço escolar aos alunos da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos das turmas do 6° ao 9º ano em relação à disciplina de Língua Inglesa.
O objetivo é compreender a realidade da comunidade estudantil no seu aspecto sociocultural e ajudar os alunos da U.E. a melhor compreender os assuntos abordados pela professora na sala de aula; fazendo-os a compreender os valores que podem contribuir para a sua formação cidadã, além de auxiliá-los para que consigam ter bom desempenho nas atividades direcionadas para o lar e para a aula. Propõe-se assim tentar desenvolver a autonomia; despertar o interesse pela língua, crendo que a partir do momento em que fizerem parte do grupo de reforço sintam-se mais à vontade com a disciplina e capazes de desenvolver-se nas aulas desta, podendo assim, ao fim do ano letivo, fazer diminuta a quantidade de médias insuficientes.
Além da abordagem da Língua Inglesa, pretendemos trabalhar temas interdisciplinares como bullying, multiculturalismo e a autoestima dos estudantes, a fim de ampliar neles o conhecimento de mundo, a visão ética da convivência social e sua capacidade de se autoavaliar e solucionar questões interpessoais.   

Justificativa
            No período de observação das aulas, notamos que parte dos alunos tem dificuldade de aceitar a língua inglesa; por vezes ficam dispersos nas aulas e não têm a preocupação de realizar as atividades.
Notamos também que grande parte desse desinteresse se dá ao fato de terem dificuldade na disciplina, uma dificuldade existencial ou uma dificuldade criada por eles mesmos, pois, diziam não saber, mas, no momento em que chegávamos para auxiliá-los nas aulas ou quando a professora perguntava, eram capazes de responder; isso mostra a insegurança, que procuraremos trabalhar com eles.
Parte dos alunos recém-chegados ao projeto apresenta grande dificuldade em aprender ou são completamente tímidos para participar das aulas, então se notou a necessidade de dar-lhes uma atenção particular. Esse mesmo problema foi detectado nos alunos que integraram as aulas de reforço em 2014 e 2015, porém, os alunos que continuam sendo assistidos pelo Pibid, têm apresentado uma melhora significativa em suas posturas nas aulas, em relação à autonomia, aprendizagem e a resistência ao estudo de Língua Inglesa.

Desenvolvimento
            O projeto de reforço escolar Happy Emglish será desenvolvido dentro da própria escola (E. M. Vereador Américo dos Santos) e contará com aulas e atividades confeccionadas pelos bolsistas discentes de iniciação à docência, que trabalharão o conteúdo apresentado em sala de aula pela professora supervisora.
A professora direcionará para o reforço principalmente os alunos com baixo desempenho nas aulas e avaliações e os participantes do Happy English frequentarão as aulas de reforço no contra turno. O contra turno é o período compreendido entre 11:00h – 12:40h, em que participarão no máximo 15 alunos de cada turma e cada bolsista atuará com essas turmas em salas diferentes. Nos encontros será utilizado o material produzido e atividades lúdicas produzidas pelos bolsistas após a observação das aulas e sob a orientação da professora. Para que se mantenha o controle de desenvolvimento dos alunos, a professora nos apresentará o programa de conteúdo dos alunos e fará uma apreciação de todas as atividades confeccionadas pelos bolsistas que farão relatórios escritos sobre a turma que lecionam, onde tratará do desempenho de cada turma acompanhada e da frequência da mesma.
            As aulas lecionadas pelos futuros docentes têm como proposta de abordagem uma metodologia a mais dinâmica possível, proporcionando uma interação com colegas de classe, com as bolsistas e com a própria disciplina.
            Ao final do período letivo, os bolsistas participarão da preparação do Projeto de Língua Inglesa feito pela professora supervisora, no qual os alunos cantarão ou dançarão músicas em inglês, devidamente explicadas e interpretadas com o auxílio da professora e dos bolsistas.

Recursos
            Contamos com o uso das salas de aula, do quadro e em alguns encontros, utilizaremos o auditório, o data show do auditório, o computador pessoal e caixas de som do auditório. Além de xerox, pilotos de quadro branco, apagador, lápis preto, caneta, cartolinas, canetinhas, lápis de cor, cola, tesoura, apontador e borracha.

Desafios e experiências vividas
No PIBID, deparamo-nos com algumas situações que nos fizeram perceber quão árdua é nossa tarefa não somente em salas de aula. Por exemplo, a infraestrutura e falta de materiais são obstáculos do trabalho escolar e da realização de nossas atividades no PIBID, além de considerar situações externas à escola que também se colocam de encontro ao que realizamos..
             E, sem dúvidas, ter problemas com falta de cópia de materiais impressos, papéis, canetas de quadro, e tudo mais que, por falta de verbas, principalmente neste ano, tinham de sair das colaborações dos próprios bolsistas, fez de todo o trabalho um grande desafio e de todos nós uma grande equipe, pois estamos sempre ajudando uns aos outros nesse quesito.
            Nesse contexto, percebemos que, como professores, precisamos estar sempre preparados para enfrentar muitas barreiras que tornarão mais difícil a execução das atividades em sala, é preciso sempre ter um plano reserva, para caso algo não dê certo.
            Muitas vezes chegamos com animação e garra de fazer uma atividade diferenciada e prazerosa para estimular o interesse dos alunos pelo aprendizado e, quando vamos ver a possibilidade de realizar essa atividade, não há como concretizá-la em tudo para a qual foi preparada, pois recursos básicos como os citados acima, não se encontram mais disponíveis no custeio do projeto.
            Nesse ponto, o trabalho em grupo e o uso de atividades lúdicas tem sido um grande diferencial para a realização e bom rendimento do nosso projeto. O envolvimento de todos, a participação e a cooperação para realização das atividades tornam o trabalho mais fácil, pois cada um fazendo sua parte e todos se ajudando tudo se torna mais simples. Em relação ao uso das atividades lúdicas tivemos uma experiência incrível observando a importância e o quão relevante são, tanto por despertar o interesse dos alunos da U.E. parceira, levando-os a se esforçarem e aprenderem mais, quanto também pela questão da versatilidade de poder adaptar os recursos a serem utilizados.
            Ao descrever e relatar os desafios e dificuldades vividos por pibidianos na E.M. Vereador Américo dos Santos, também podemos destacar o difícil acesso ao local. Por motivos de obras na localidade em que a escola está situada, são comuns engarrafamentos naquela região, dificultando o acesso à escola. As intermináveis obras feitas pela prefeitura impossibilitam a passagem dos ônibus, que transitam em horários totalmente desregulados. Outro fator é a infraestrutura da escola que vez por outra cria diversos problemas não só ao projeto, mas no funcionamento das atividades do dia a dia da U.E, que são contornados sempre com a boa vontade de todos que trabalham lá. Contudo, seguimos na certeza de que a experiência de estarmos juntos e de acreditar no potencial humano no seu aspecto criativo e versátil tem feito dos bolsistas deste projeto muito mais capazes e preparados para as necessidades desse contexto escolar que depende de profissionais capacitados para atuar em benefício da educação pública.

Cronograma
O projeto inicia na escola parceira em março, seguirá até o recesso das Olimpíadas (com realização em agosto) e pretende seguir até a primeira semana de dezembro, segundo o calendário escolar.
Bibliografia
CANEN, Ana. Currículo para o desafio à xenofobia: algumas reflexões multiculturais na educação. Revista Conhecimento e Diversidade, Niterói, n. 11, p. 89-98, jan/jun 2014.

CHIN, Elizabeth Young. Keep in mind: 6o. Ano: língua estrangeira moderna: inglês / Elizabeth Young Ching, Maria Lucia Zaorob. – São Paulo: Scipione, 2009. (Keep in mind). Inclui CD.
CHIN, Elizabeth Young. Keep in mind: 7o. Ano: língua estrangeira moderna: inglês / Elizabeth Young Ching, Maria Lucia Zaorob. – São Paulo: Scipione, 2009. (Keep in mind). Inclui CD.
LIGHTBOWN, Pasty M. SPADA, Nina. How languages are learned. Oxford University Press, 1996.

NICOLAIDES, C.; TILIO, R. O material didático na promoção da aprendizagem autônoma de línguas por meio do letramento crítico. IN: SZUNDY, P. et. al. (Orgs.) Linguística Aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro.  Campinas: Pontes, 2011, p. 175- 196.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imitação e representação. Rio de Janeiro: LTC, 1990

PIAZZI, Pierluigi. Estimulando a Inteligência. 1. ed. -- São Paulo : Aleph, 2008.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989


REUNIÕES DE 2016.1

18.03.2016
 




01.04.2016













08.04.2016
 




 29.04.2016


06.05.2016

13.05.2016

03.06.2016

10.06.2016



EXPOSIÇÃO DE ATIVIDADES DO 1° SEMESTRE DE 2016 NA E.M. AMÉRICO DOS SANTOS















ENCERRAMENTO DE 2016.1 NA E.M.AMÉRICO DOS SANTOS
12.07.2016






14.07.2016





REUNIÕES DE 2016.2

29.07.2016

24.08.2016


31.08.2016

14.09.2016
IMAGEM PERDIDA

21.09.2016


05.10.2016


19.10.2016


09.11.2016


16.11.2016

23.11.2016


Reunião de encerramento do Semestre
07.12.2016




3 comentários: